QUEM PODE SE INSCREVER?
Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para pessoas residentes no Brasil.
O workshop é voltado a estudantes e profissionais do mercado audiovisual brasileiro.
QUANDO E ONDE?
As aulas acontecerão no formato online, pelo aplicativo do Zoom, no mês de julho, com o seguinte cronograma*:
O QUE É?
O Workshop “Desenhando Audiências - Quem são seus públicos?" é um espaço de formação, gratuito e online, voltado a estudantes e profissionais do mercado audiovisual brasileiro. Em 06 encontros, que acontecerão em Julho, vamos expor conceitos, métodos e abordagens, possibilitando pensar em estratégias sólidas de distribuição desde o desenvolvimento dos projetos.
AULAS
18/07 - AULA INAUGURAL
Segunda-feira - 19h às 21h*
Desenho de Audiência -
Quando começa a distribuição?
Quem são os nossos públicos durante a realização de um projeto audiovisual? Porque é importante dialogarmos com eles desde os momentos iniciais da gestão de um projeto? Nesta aula, será apresentado mais sobre o Desenho de Audiência, metodologia colaborativa, que aproxima a distribuição da produção, para trabalhar as audiências desde a etapa de desenvolvimento dos projetos. Contribuindo para uma construção sólida e forte do planejamento de distribuição do seu projeto.
Participação
Marina Tarabay (SP)
Mediação
Talita Arruda (BA)
22/07 - DIA 2
Sexta-feira - 19h às 21h*
Presença em Laboratórios e Ambientes de Mercado
Fortalecer os espaços de desenvolvimento dos projetos, como laboratórios, ações formativas e eventos de mercado nacionais e internacionais é peça chave para seguirmos na construção de um audiovisual brasileiro sustentável. Ambientes mercadológicos promovem, orientam e potencializam os projetos em desenvolvimento. É também onde estreitamos as redes de trabalho e atuação, não só para os projetos mas também para as equipes de realização.
Participação
Rossana Giesteira (RJ - Good Pitch Brasil/ DOCSP) e
Rafael Sampaio (SP - BrLab)
Mediação
Vania Lima (BA - BRAVI)
20/07 - DIA 1
QUARTA - 19h às 21h*
Distribuição em diálogo com a Produção Audiovisual
Neste encontro conversaremos sobre as relações entre distribuidoras e produtoras, dentro do ecossistema audiovisual. Representadas pela ANDAI – Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente, abordaremos as estratégias das empresas de distribuição brasileiras, detalhando os planejamentos de lançamentos e modelos de negociação das obras comercializadas. Numa ação de fortalecimento do diálogo transparente e próximo da distribuição com a produção audiovisual nacional.
Participação
Felipe Lopes (RJ - Vitrine Filmes) e
Paula Gomes (PR - Olhar de Cinema)
Mediação
Letícia Friedrich (SP - Boulevard Filmes)
27/07 - DIA 4
Quarta-feira - 19h às 21h*
Programar Filmes nas Salas de Cinemas
Temos hoje mais de 3500 salas de cinemas, mas ainda há um descompasso na bilheteria e permanência dos filmes brasileiros em cartaz. Recentemente voltamos a ter alguns títulos brasileiros com mais de 500 mil espectadores, o que evidencia o poder do encontro e da vivência coletiva das salas de cinema. Nessa conversa, aprenderemos mais da dinâmica de programação nas salas de cinema, os desafios para disponibilizar os filmes comercializados e seu papel na contínua formação de plateias.
Participação
Adhemar Oliveira (SP - Espaço Itaú) e Kênia Freitas (CE - Dragão)
Mediação
Papo de Cinema (RS)
Como os festivais interferem na recepção dos filmes no mercado audiovisual e na carreira de suas equipes? Qual a importância de escolher um festival de estreia para seu filme? Quais festivais costumamos frequentar e considerar mais significativos? Como podemos tensionar as práticas curatoriais dos festivais? Os públicos dos festivais conversam com os filmes da mesma forma que as audiências das salas de cinema e plataformas? Nesse encontro discutiremos estes e outros pontos importantes sobre o circuito de exibição e circulação dos Festivais. A participação de Thiago Macêdo Correia faz parte do Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por apoios do Projeto Paradiso.
Participação
Lila Foster (DF), Daniela Marinho (DF) e Lídia Damatto (O2 Play - SP)
Mediação
Thiago Macêdo Correia (MG - Filmes de Plástico)
25/07 - DIA 3
Segunda-feira - 19h às 21h*
Estratégias e práticas dos Festivais de Cinema
29/07 - DIA 5
Sexta-feira - 19h às 21h*
Licenciamentos e Janelas de Mercado
O impacto das plataformas de streaming, as novas formas de consumo do audiovisual e as dinâmicas mais flexíveis entre as telas de exibição nos obrigam a revisitar as estratégias da distribuição. Neste encontro serão abordadas como estas mudanças afetaram as condutas no mercado, as práticas nos modelos de negociação e a nossa comunicação com os públicos finais. A participação de Simone Oliveira faz parte do Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por bolsas do Projeto Paradiso.
Participação
Igor Kupstas (SP- O2 Play) e Paula Gastaud (Sofá Digital - SP)
Mediação
Simone Oliveira (RJ - Globo Filmes)
EQUIPE
REALIZAÇÃO Boulevard Filmes
COORDENAÇÃO Letícia Friedrich
CURADORIA Talita Arruda
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO João Saldanha e Rayanne Laysa
ASSESSORIA DE IMPRENSA Paula Ferraz
DESIGN GRÁFICO Silvana Andrade